INOVAÇÃO E SEGURO
19/04/2023
#Inovação é um tema que tem ganhado cada vez mais destaque nas timelines das rede sociais, principalmente as profissionais. Todo mundo tem uma visão inovadora, um método inovador, um sistema inovador, um escritório inovador. Na maioria das vezes, vem associada a adjetivos como “tecnológico”, “disruptivo”, prometendo excelência e eficiência em um piscar de olhos, uma experiência totalmente nova, quase futurista.
Mas o que realmente significa inovar? Será que a inovação é apenas sobre criar algo novo, inédito? Será que é intensificar o uso de #tecnologias ?
A verdade é que não se pode reduzir a inovação ao ineditismo, nem ao puro avanço tecnológico. Afinal, em pleno 2023, é possível adaptar a roda, melhorar seu desempenho, mas já não dá mais para inventá-la.
Inovar, no mercado de #seguros e também na #advocacia, é (deveria ser) constantemente desafiar o que é considerado normal ou aceitável, para buscar maneiras diferentes de abordar os problemas e oportunidades. É sobre sair da zona de conforto, questionar o que está posto e pensar fora da caixa.
Nós, do LGCC, sempre batemos nesta tecla quando conversamos com seguradores: será que já não dá para apresentar a proposta do seguro e as condições gerais num único documento? Será que não é possível aplicar técnicas de #LegalDesign, reduzir e tornar mais claro para leigos o conteúdo da apólice? Os questionários de risco não podem ser revistos à luz dos reiterados questionamentos levados ao Poder Judiciário?
A inovação não se trata apenas de seguir o fluxo e aceitar as coisas como são. É sobre fazer perguntas incômodas e desafiar as suposições estabelecidas. É sobre questionar se as soluções existentes são realmente as melhores e se podem ser melhoradas.
É sobre se abrir para diferentes perspectivas e abordagens, e buscar a diversidade de ideias. É sobre questionar se estamos realmente ouvindo e valorizando todas as vozes, e se estamos dando espaço para a #criatividade.
A inovação, enfim, não é apenas sobre tecnologia ou produtos tangíveis. É sobre questionar como fazemos as coisas e por que as fazemos dessa forma. É sobre questionar se nossos processos são eficientes, se nossas práticas são sustentáveis e se estamos verdadeiramente atendendo às necessidades de nossos clientes e de nossos colaboradores.
É o simples feito com excelência na busca de melhores resultados.
É nisso que acreditamos!